domingo, 21 de outubro de 2012

Era uma vez

Antes de começar a falar de Literatura quero deixar claro que o Atelier da Dona Raposa é radicalmente CONTRA a caça de qualquer animal.

Hoje falaremos de Moby Dick, escrito por Herman Melville. Resolvi escolher esse livro devido ao seu aniversário de 161 anos!
Para mim, são as melhores primeiras linhas de qualquer livro que já li!
A edição que tenho em casa contém um prefácio da grande escritora brasileira Raquel de Queiroz com a qual divido a paixão por essa obra: "Se me perguntassem qual foi o livro que mais marcou os primeiros anos de leitura, eu responderia sem hesitar que esse livro foi Moby Dick, a história da baleia branca também chamada a Fera do Mar. Emergia eu por esse tempo do fascínio do Capitão Nemo, nas Vinte Mil Léguas Submarinas e na Ilha Misteriosa, sentia ainda o cheiro da maresia oceânica, na velha casa sertaneja, a trinta léguas do mar, quando o anjo encarregado de inventar mundos fantásticos para o uso dos adolescentes me pôs nas mãos uma tradução francesa e resumida de Moby Dick." (Raquel de Queiroz).
Selecionei esse parágrafo para falar uma última coisa antes de irmos para o trecho escolhido: A Literatura nos leva para mundos distantes e maravilhosos sem precisarmos sair de nossos quartos, varandas, jardins...

Basta clicar na imagem para ampliar!












Nenhum comentário:

Postar um comentário